segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A colaboração da tutoria e o Português nas Redes Sociais



E a Língua Portuguesa nas Redes Sociais? 
Tenho visto diversas turmas para as quais prestei meus serviços de tutoria presencial do CEDERJ em Português Instrumental organizarem grupos (comunidades) no Facebook para se tornarem mais próximos, para organizarem grupos de estudo, para informarem avisos e novidades na plataforma, além de partilhar o que foi estudado, a experiência das tutorias, dúvidas quanto a alguma atividade e até informações sobre data e horário de alguma tutoria. 
Enfim, vejo como tais grupos tornaram-se mais unidos graças a essa ferramenta tão importante que é a Rede Social.
Tenho também muito contribuído participando dessas comunidades, pois estreitamos os laços e posso ainda partilhar materiais que possuo e que podem ser úteis no estudo da língua.
Uma questão a ser levantada como professor de Português: Muito se fala sobre o uso correto da língua, mas como ela se dá no Facebook, por exemplo? A imediatez da mensagem, as abreviações, a economia vocabular são reflexos da fala escrita em tempo real, como se estivéssemos realmente conversando com o outro face a face (ou seria monitor a monitor?).
Creio que a linguagem deve ser objetiva e, desde que haja comunicação, é válida. A linguagem informal também é eficaz, no entanto os alunos devem saber usar a linguagem formal e a informal no momento certo. Para a realização das ADs e APs deve ser usada a língua padrão, a linguagem formal, seguindo suas regras. Já no Facebook, não vejo problemas em se usar uma linguagem mais solta, mais leve, mais informal, coloquial. Como disse em outro post, devemos saber usar a linguagem adequada para cada situação.
E vocês, tutores presenciais e a distância, qual a experiência das redes sociais no trabalho de tutoria? Alguém participa e gostaria de comentar a experiência?
Segue o link no Facebook para participar de um grupo fechado de Pedagogia do CEDERJ. Solicitem a participação e façam uma experiência.
https://www.facebook.com/groups/pedagogia.uniriocederj/

Sugestão: Proponha à próxima turma em que vocês prestarem tutoria, que seja feita uma comunidade para a turma. 

Para refletir, segue um link para ler um artigo de Angela Rizzo: A importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos do ensino a distância. Tal artigo  tem a finalidade de abordar a importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos de cursos superiores a distância. As redes sociais podem ser utilizadas pelos professores para incentivar os alunos a se conhecerem melhor, com a finalidade de formação de equipes de trabalho por afinidade, visto que possibilita um maior conhecimento do seu colega de curso, podendo até criar relações amistosas entre eles, o que facilita a interação para o relacionamento nos estudos. Para abordar essas questões foi feita uma pesquisa, por meio de um questionário com alunos de um curso superior a distância. A fundamentação teórica foi baseada na teoria da psicologia sócio-histórica de Lev S. Vygotsky, in LUCCI (2006).

http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/viewFile/139/182






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